ESPAÇO E TEMPO

O Letramento Espaço-Temporal convida os alunos a notar o espaço não só como um lugar concreto, mas como ambiente de relações sociais, isto é, como sinônimo de contexto. Por meio deste projeto que se articula aos demais projetos das diferentes áreas e campos de experiência, atua pedagogicamente no sentido de provocar os alunos no exercício de perceber relações também relativas ao tempo, tanto cronológico como histórico.

Uma das estratégias mais significativas para o desenvolvimento deste projeto são as saídas pedagógicas, que têm por finalidade permitir que o aluno vivencie experiências, buscando significados para aquilo que observam, integrando com o currículo da escola. Nestes momentos é possível que o aluno faça descobertas, investigações e constatações além daquilo que já foi apresentado em sala de aula. Uma experiência extra-classe pode ser um desafio e um diferencial e precisa ser dinâmica, lúdica e vivencial.

A intenção é de que os alunos identifiquem a paisagem como resultante de múltiplas interações entre a natureza e a sociedade humana, reconhecendo-se como agentes transformadores do espaço.

A própria análise comparativa entre vários modos de representar os espaços, a criação de desenhos e ícones para trabalho com legenda e a leitura de plantas baixas e, posteriormente, de mapas, são ferramentas riquíssimas nessa construção rumo à textualização do espaço e do tempo.

 


SOBRE O CMA  |  NOSSOS DIFERENCIAIS  |   ENSINO  |  MATRÍCULAS


 

COMPETÊNCIAS GERAIS

  • ⦿ Desenvolver a criticidade intelectualizada para interpretar o mundo de maneira consciente e relacional, preocupando-se com a realidade social.
  • ⦿ Sensibilizar-se diante das mudanças temporais e espaciais a fim de entender-se como um agente histórico, capaz de modificar realidades.
  • ⦿ Ler o mundo de forma concreta e complexa, para construir uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e sustentável.
  • ⦿ Compreender que a diversidade que constitui a sociedade representa um fator primordial para a mescla de culturas e a construção da identidade pela coletividade.
  • ⦿ Interpretar o espaço geográfico como um conjunto de tempos e de relações sociais, compreendendo a simultaneidade, a continuidade e a ruptura temporal dos acontecimentos, para sentir-se um agente que representa acontecimentos passados, presentes e projeções futuras.
  • ⦿ Estabelecer relações entre os acontecimentos que compõem o espaço, interpretando situações a partir do entendimento de outras escalas temporais e geográficas, para tornar-se um cidadão ativo.
  • ⦿ Utilizar instrumentos e ferramentas tecnológicas como forma de identificar, interpretar e construir o conhecimento.
  •  

      

     


 

ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 

É necessário que o estudante possa interagir com outros meios para sua formação, em busca da construção de sua identidade, tendo a oportunidade de visitações a diferentes espaços, cenários e contextos especialmente elaborados pelas educadoras em sua intencionalidade pedagógica, para que essa construção aconteça de forma efetiva. Certamente, mesmo que essas vivências ocorram em locais simples e dentro da própria escola, terá significado para o educando, de acordo com sua realidade.

As saídas pedagógicas visam oportunizar a vivência do que foi trabalhado em sala de aula de uma maneira diferenciada e diversificada, buscando apresentar novas formas e possibilidades de aprendizagem que ultrapassem o espaço da sala de aula.

A saída pedagógica é capaz de proporcionar a aprendizagem no momento em que possibilita uma interação com o meio, além de promover práticas pedagógicas diferenciadas e a vivência de valores sociais, culturais e ambientais.

Assim, o processo de aprendizagem ocorre a partir da produção de saberes gerados por essa vivência na qual o aluno deve compartilhar e registrar/documentar os significados que captou, observou, refletiu, ressignificou.

 


 

MATRÍCULAS

Entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos melhores colégio de Canoas, referência na educação de qualidade.

 


SOBRE O CMA  |  NOSSOS DIFERENCIAIS  |   ENSINO  |  MATRÍCULAS

 

WhatsApp