Educação Infantil
Para os pequenos que iniciam sua caminhada escolar, oferecemos um espaço amplo, dinâmico, acolhedor e seguro para que aprendam brincando. Nesta fase, as crianças são orientadas por profissionais competentes a fazerem experiências significativas, tendo em vista o seu desenvolvimento físico, psicomotor, intelectual e afetivo. Aprendem a cuidar de si, dos outros e da natureza, e estabelecem contatos com diversos recursos pedagógicos que possibilitarão um desenvolvimento integral e sadio.
Aqui no Colégio Maria Auxiliadora, a Educação Infantil com qualidade, segurança e respeito é um direito da criança. As atividades pedagógicas são desenvolvidas considerando efetivamente as necessidades e as especificidades das crianças pequenas, enfatizando as peculiaridades do indivíduo e o cotidiano da infância, para que ela interaja, brinque, observe e questione enquanto assimila valores e se apropria do conhecimento.
SOBRE O CMA | NOSSOS DIFERENCIAIS | MATRÍCULAS
ROTINA ESCOLAR | TURNO INVERSO | ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
PROPOSTA PEDAGÓGICA
No Colégio Maria Auxiliadora, a Proposta Pedagógica e Pastoral da Educação Infantil é organizada por campos de experiências, a partir de repertórios e linguagens diversas. É através da Base Curricular Notre Dame (BCND) que as vivências educacionais são guiadas e orientadas, respeitando o desenvolvimento individual e integral de cada criança, articulando saberes e produzindo narrativas individuais e coletivas.
“As experiências de aprendizagem são contextualizadas e se dão a partir de um conjunto de práticas que articulam os saberes e os fazeres das crianças com as diferentes áreas do conhecimento. Para cada uma das etapas da Educação Infantil na Rede Notre Dame de Educação, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento traçados representam os compromissos que a escola e os educadores devem assumir com e para as crianças. Tais objetivos não incluem apenas comportamentos, habilidades e conhecimentos, mas também vivências nos campos de experiência dos quais as interações e brincadeiras fazem parte como eixos estruturantes. Assegurando essas práticas, a Educação Infantil garante as condições necessárias para o desenvolvimento de um papel ativo em ambientes convidativos de vivências, desafios e resolução de problemas, construindo, aprendendo e desenvolvendo, assim, significados sobre si, sobre os outros e sobre o mundo físico, natural e sociocultural. Por isso, em cada etapa e de acordo com as faixas etárias, os objetivos previstos estão organizados a partir de conceitos estruturantes, que não se esgotam em si mesmos, mas devem ser tomados como um ponto de partida para a construção do conhecimento cada vez mais elaborado, por meio de práticas sociais e culturais e do uso de diferentes narrativas e linguagens, num contexto significativo para as crianças.” (BCND, 2022, p.22) |
INFRAESTRUTURA
O Colégio Maria Auxiliadora oferece estrutura completa e moderna para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, lúdicas e esportivas dos estudantes da Educação Infantil. Cada espaço é planejado para despertar a curiosidade e instigar os jovens a desbravar o conhecimento, favorecendo o protagonismo e autonomia do estudante. É nesse ambiente aconchegante, acolhedor, inovador e transformador, repleto de vivências, experiências e descobertas que os estudantes são preparados para o futuro profissional e para a vida em sociedade e comunidade.
Conheça alguns dos espaços utilizados especialmente pelos estudantes da Educação Infantil, além da infraestrutura completa disponível no Colégio Maria Auxiliadora:
Salas de Aula Educação Infantil
Pracinha Educação Infantil
Ateliê Educação Infantil
Sala da Imaginação
MATRÍCULAS
Faça agora mesmo a inscrição para as turmas da Educação Infantil do Colégio Maria Auxiliadora.
Turma | Maternal I | Maternal II | Pré I | Pré II |
Idade | 2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos |
SOBRE O CMA | NOSSOS DIFERENCIAIS | MATRÍCULAS