EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O Empreendedorismo e a Educação Financeira oportuniza ao estudante do Colégio Maria Auxiliadora situações de aprendizagem que envolvam escolhas e tomadas de decisão em relação à economia e à sustentabilidade, formando cidadãos conscientes de suas responsabilidades.

Com isso, o projeto tem a intenção de auxiliar o estudante a desenvolver suas competências empreendedoras, além de uma relação consciente, responsável e autônoma dos recursos financeiros desde a infância.

A proposta envolve vivências, ações e sequências didáticas nos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, contemplando situações-problema que permitam a criação de estratégias, debate de soluções e desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de planejamento.

Pretende, ainda, potencializar modos de aproveitar contextos e situações-problema ampliando abordagens que contribuem para que os alunos aprendam relações, fatos, conceitos e procedimentos matemáticos que sejam úteis tanto para resolver problemas reais como para desenvolver o raciocínio lógico.

 


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COMPETÊNCIAS GERAIS

  • ⦿ Refletir e conscientizar os educandos sobre a administração financeira, sensibilizando-os e engajando-os em ações sociais, assim despertando a solidariedade e o interesse na sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica, levando-os a propor alternativas para a concretização de uma sociedade mais justa e humana.
  • ⦿ Desenvolver o olhar crítico, reflexivo e curioso dos educandos, por meio do estímulo à pesquisa em busca da construção significativa de conhecimentos e aprimoramento da leitura do mundo, tornando o aluno protagonista das ações que levem à transformação da sociedade e a construção de um mundo sustentável, dentro de uma cultura de paz e direitos humanos.
  • ⦿ Auxiliar o educando no fortalecimento da cidadania e na tomada de decisões financeiras mais autônomas, éticas e conscientes, considerando a ênfase no desenvolvimento de atitudes, tais como a solidariedade e voluntariado; consumo consciente; autonomia; produtividade e persistência.
  • ⦿ Estimular o empreendedorismo nos educando com vista a ampliar o relacionamento com a comunidade escolar e desenvolver estratégias criativas e inovadoras.
  • ⦿ Proporcionar aos educandos das escolas ND o desenvolvimento de práticas e desafios que estimulem o agir criticamente, com ideias e valores, para a constituição de seu projeto de vida e os auxilie a colaborar, de forma crítica e reflexiva, na construção de uma sociedade justa e sustentável.
  • ⦿ Formar líderes capazes de contribuir na transformação da sociedade é a proposição da Rede Notre Dame, além disso, o educando precisa ser estimulado a recorrer aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo, promovendo a sustentabilidade e resolvendo situações-problema do seu cotidiano.
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ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 

Ideias e situações de natureza matemática estão presentes nas coisas do dia a dia, nas atividades profissionais, nas práticas de distintas culturas, em situações de contagem, medição e cálculo, que são facilmente reconhecidas como Matemáticas, mas também em outras que envolvem processos de classificação, localização, representação, explicação, organização, planejamento e em atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras infantis.

Nesse sentido, as práticas desenvolvidas por meio do projeto pretendem oportunizar espaço para elaboração mental, abstrata, cognitiva e também construção concreta por meio de ações, reflexões e vivências atitudinais que envolvam a presença dos números e conceitos matemáticos no dia a dia dos estudantes numa crescente desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

O que se espera é que os estudantes sejam capazes de utilizar sua compreensão sobre fatos, idéias, conceitos e ferramentas matemáticas para resolver problemas do mundo real, do seu dia a dia, de suas coisas, de seus afazeres, de sua casa e de sua escola, ou seja, uma realidade que tenha significado para eles e que faça sentido.

Desta perspectiva, a realidade é usada, ao mesmo tempo, como campo de aplicação da Matemática e como fonte fornecedora de situações para aprender. Num simples contexto de uma parada do ônibus, por exemplo, o aluno poderá elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados: composição (juntar e separar), comparação (comparar e completar) e transformação (acrescentar e retirar) além de acionar outros conhecimentos de áreas afins.

Além disso, o educando precisa ser estimulado a recorrer aos conhecimentos matemáticos, financeiros e empreendedores para compreender e atuar no mundo, promovendo a sustentabilidade e resolvendo situações-problema do seu cotidiano, sabendo diferenciar o querer e o precisar, exercitando também o poupar, doar, economizar e planejar-se.

Nessa perspectiva, o trabalho de viés atitudinal com os valores Notre Dame colabora trazendo sentido de propósito, de estar ciente de suas responsabilidades sociais, por meio do exercício da solidariedade junto àqueles que não tem as mesmas condições que muitos de nós possuímos (ações solidárias como virtude empreendedora na comunidade).

 


 

MATRÍCULAS

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