
Material Digital no 8º ANO
Desde o dia 26 de novembro as turmas 181, 182, 183 e 184 foram apresentadas à proposta de material didático 100% digital da Editora Moderna - a plataforma virtual ESSIA, que permite o uso do livro didático de forma interativa, isto é, professores e alunos podem utilizar os recursos pedagógicos do livro adotado (no caso do 8º ano, projeto ARARIBÁ). A atividade teve por objetivo ambientar os alunos à proposta de material didático que será utilizado pelo CMA em 2021 pelas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
A professora Lauraci Dondé, Coordenadora de Ensino do CMA, comentou sobre a importância desse projeto piloto junto a plataforma da Editora Moderna: ”É uma plataforma interativa que permite aos alunos e professores uma troca constante. Proporciona também aos alunos um maior desenvolvimento da autonomia, característica que temos como meta na BCND (Base Curricular Notre Dame)”.
O turno da manhã fez o primeiro acesso com os professores de Matemática, Alessandro Azevedo e Cristiane Oliveira. Para a professora Cristiane, "Acredito que a ferramenta só vem a agregar as mudanças dentro da Educação. O uso de novas plataformas faz com o estudante se motive e participe de forma mais efetiva na construção do saber e, certamente, ter a possibilidade de interagir com o estudante de forma tecnológica, só faz com que todos saem ganhando”. O professor Alessandro complementa que “a plataforma virtual é mais uma ferramenta que vai contribuir na construção do conhecimento. Ela trabalha a autonomia dos estudantes, oferecendo maior praticidade na execução das atividades, bem como na correção e conferência das mesmas”.
A professora Patrícia Amaral estreou o acesso com as turmas da tarde e relata algumas possibilidades dentro da plataforma: "podemos trabalhar apenas com as questões que colaboram ao complemento de estudo em listas práticas, de fácil acesso e correção - sem contar nas mídias que compõem o material, como vídeos e animações inseridas nos capítulos, que tornam o aprendizado dinâmico”.
Os alunos estão trabalhando com os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências na leitura, marcação de textos, anotações, comentários on-line e off-line, resolução de questões propostas no livro e tarefas elaboradas pelos professores de forma participativa dentro do ESSIA. A plataforma permite o diálogo on-line entre professor e aluno, viabilizando a personalização da aprendizagem.
Os professores já estão indicando as tarefas que devem ser acessadas no livro on-line. Para Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa usaremos o link: https://auxiliadora.essia.com/app-login com o mesmo usuário e senha da plataforma Moderna Compartilha.
O trabalho com alguns componentes curriculares faz parte do projeto de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, apresentando algumas propostas diferenciadas já no 9º ano de 2021. A equipe Pedagógica do CMA vem conversando com alunos do 8º ano sobre a proposta de Ensino Médio do Colégio: estratégias, possibilidades, transição para a nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum), projetos e atividades diferenciadas para o nível de ensino que serão implementadas em 2022.
A aluna Alexia Machidonschi comentou: "Gostei muito da plataforma digital, pois ela irá facilitar muito a realização das atividades e otimizará nosso tempo. Nos proporcionará outros meios para compreender os conteúdos, como vídeos, imagens e também trará segurança para nós, alunos, de que o professor recebe nossas atividades.” A mesma impressão teve a aluna Valentina Dal Farra Pereira: “Gostei muito do aplicativo, vai facilitar bastante nossos estudos e a entrega de tarefas”.
A sustentabilidade foi avaliada pela aluna Bibiana Vighi Alves “Achei legal e interativo. Trata também a parte ecológica, porque sempre é um impasse decidir o que fazer com os livros no fim do ano. Além disso o fato de ter notificações quando chega uma nova tarefa facilita nossos estudos”
Dentro da proposta pedagógica do Colégio Maria Auxiliadora, entendemos a importância do protagonismo juvenil e valorizamos a sustentabilidade. “A possibilidade do uso de um livro digital vem ao encontro do incentivo pedagógico ao uso da tecnologia em sala de aula, da redução de material impresso e da customização dos componentes curriculares de acordo com os objetivos de aprendizagens da nova BNCC”, comenta a professora Cláudia Lima Gonçalves, Coordenadora de Tecnologia Educacional do CMA, que é responsável pelas formações de professores e implantação de recursos pedagógicos tecnológicos com os alunos.
A BNCC do EM, aprovada em 2018, prevê alterações na carga horária do EM e divide o curso em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF). Em reunião virtual, o CMA apresentou a proposta do Ensino Médio à comunidade escolar do 9º ano no dia 29 de outubro e posteriormente aos alunos do 8º ano. As famílias podem contatar a Coordenação de Ensino ou Coordenação Pedagógica para esclarecimentos com relação à proposta.
Texto:
Cláudia Lima Gonçalves
Coordenadora de Tecnologia Educacional do CMA