Atividade no Recanto Ecológico
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e esboço de um mapa. Este foi o desafio das turmas 161 e 162, esboçar um mapa do recanto ecológico no CMA, com pontos de referências, “estradas”, (os caminhos principais) e “trilhas” os caminhos secundários. Também foi introduzido o conceito de áreas e perímetros com as perguntas: Qual o tamanho do nosso recanto ecológico? Em seguida, como medir? Estudamos ainda as unidades de medidas e suas conversões, com o questionamento: Qual a melhor ferramenta para medir este espaço?
Segundo Euclides de Alexandria: “As leis da natureza são apenas os pensamentos matemáticos de Deus”. A matemática está presente em todos os lugares, despertando esta visão em nossos alunos e tornando-os independentes na busca do conhecimento. Por consequência, motiva-os a fazer novas descobertas.
A atividade foi muito bem aceita pelas turmas que já estão acostumadas a trabalhar de uma forma interativa, cooperativa e gostam muito quando são desafiadas.
Alessandro de Azevedo