Projeto leva cultura às crianças durante a pandemia
Iniciativa apresentou poesias musicadas de Manoel de Barros em show online
No lugar do palco, o centro das atenções foi a tela do computador. A plateia da Educação Infantil acompanhava atenta a apresentação, cada um da sua casa. Apesar da distância física, não faltou interação na turminha da Pré-Escola II, do Colégio Maria Auxiliadora. Na noite da última sexta-feira eles curtiram um show online, com muita música, dança e poesias. Esta nova experiência, em tempos de distanciamento social, foi aprovada pelas crianças que até confeccionaram instrumentos para acompanhar o músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo.
O espetáculo da Produtora Diverte Cultural, de São Paulo, percorre as escolas do País, com poesias musicadas de Manoel de Barros. O projeto Crianceiras foi adaptado para este novo momento e ganhou a versão: Poesia na Prática Online. Essa foi a forma que Colégio Maria Auxiliadora encontrou para garantir às crianças o acesso dos alunos a um espetáculo cultural.
Também teve dança, alguns mesmo que enrolados no cobertor, se empolgaram com as músicas, como foi o caso da Laura Rodrigues Steffens, 5 anos. “Ela gostou bastante, no início estava tímida, mas no final, com as músicas mais dançantes se soltou”, relata a mãe da Laura, Raquel Fortes Rodrigues.
O Vincenzo Guglieri Alberton, 5 anos, também se divertiu com o show online, num momento de aprendizagem e diversão, de acordo com a mãe, Desirée Guglieri Alberton. “Dançou e cantou todas as músicas e adorou mostrar os trabalhinhos realizados no projeto”, revela Desirée.
Por trás da apresentação há uma proposta pedagógica que levou arte e cultura para a comunidade escolar. O projeto possibilita um leque de ações educativas relacionadas aos campos de experiências da Educação Infantil, abordando a arte (ilustrações de Martha Barros), musicalização (Márcio de Camillo), corpo e movimento (dança), literatura (obra poética de Manoel de Barros), entre outros. “O mais emocionante foi ver as crianças participando e vivendo esta linda experiência, mesmo em tempos de afastamento social”, conta a coordenadora pedagógica Dulcinéia Fraga Hardt e salienta que este tipo de iniciativa é capaz de aproximar as crianças da música e poesia.