10/11/2020 | CMA

Plataforma ESSIA no 9º ANO

No dia 06 de novembro as turmas 191, 192 e 193 foram apresentadas à proposta de material didático 100% digital da Editora Moderna, a plataforma virtual ESSIA. Esta plataforma permite o uso do livro didático de forma interativa, isto é, professores e alunos podem utilizar os recursos pedagógicos do livro adotado (no caso do 9º ano, projeto ARARIBÁ). A atividade teve por objetivo apresentar aos alunos a proposta de material didático que é utilizado no Ensino Médio pelo CMA.

A professora Lauraci Dondé, Coordenadora de Ensino do CMA, deu as boas vindas ao grupo e comentou sobre a importância deste projeto  para a proposta de um novo Ensino Médio para o CMA em 2021: ”É uma plataforma interativa que permite aos alunos e professores uma troca constante entre eles. Proporciona também aos alunos um maior desenvolvimento da autonomia, característica que temos como meta na BCND”. 

O turno da manhã fez o primeiro acesso com a professora Cristiane Oliveira, de Matemática. Para ela, o momento foi de suma importância para os estudantes, os quais se mostraram interessados e motivados com o novo material, questionando sobre suas dúvidas em relação à acesso dos livros, atividades postadas e envio das mesmas aos professores. 

A professora Cíntia Lautert elaborou questões de teste para verificar a interação dos alunos com o componente de Ciências no turno da tarde. “O material proporciona maior agilidade no preenchimento, correção e devolução das tarefas, de forma comprometida com a preservação ambiental”, comentou a professora.

Durante as próximas semanas os alunos irão trabalhar com os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, a leitura, marcação de textos, anotações, comentários on-line e off-line, resolução de questões propostas no livro e tarefas elaboradas pelos professores de forma participativa dentro do ESSIA. Enfim, a plataforma permite o diálogo on-line entre professor e aluno, proporcionando a personalização da aprendizagem.

Os professores farão o lembrete do acesso dentro de seus planejamentos e também a indicação das tarefas que devem ser respondidas no livro on-line. Para Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa usaremos o link: https://auxiliadora.essia.com/app-login com o mesmo usuário e senha da plataforma Moderna Compartilha.

O trabalho com alguns componentes curriculares faz parte do projeto de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Desde outubro, o CMA vem conversando com alunos e famílias do 9º ano sobre a proposta de Ensino Médio do Colégio: estratégias, possibilidades, transição para a nova BNCC, projetos e atividades diferenciadas para o nível de ensino.

A aluna Bibiana Kaerche comentou: “Então, eu achei bastante interessante a apresentação do ESSIA!  Achei uma plataforma aparentemente tranquila de se trabalhar, e acho que os demais alunos da 192 acharam bem legal também. Sem dúvidas facilitará a vida dos alunos não termos que carregar todos os livros de casa para a escola e vice-versa, então acredito que a plataforma trará muitos benefícios!”.

A aluna Elisa Flores também relata sua impressão sobre o uso do livro digital: “Eu gostei bastante do ESSIA, pois é uma plataforma muito interessante e útil para os estudos, independente se são à distância ou presencialmente. O fato de ser interativa e que pode ser utilizada offline a torna muito mais interessante de ser usada, até mais do que outras plataformas.”


Dentro da proposta pedagógica do Colégio Maria Auxiliadora, entendemos a importância do protagonismo juvenil e valorizamos a sustentabilidade. “A possibilidade do uso de um livro digital vem de encontro ao incentivo pedagógico do uso da tecnologia em sala de aula, da redução de material impresso e da customização dos componentes curriculares de acordo com os objetivos de aprendizagens da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, comenta a professora Cláudia Lima Gonçalves, Coordenadora de Tecnologia Educacional do CMA, que é responsável pelas formações de professores e implantação de recursos pedagógicos tecnológicos com os alunos.

A BNCC do EM, aprovada em 2018, que prevê alterações na carga horária do EM, e divide o curso em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF). Em reunião virtual, o CMA apresentou a proposta do Ensino Médio as famílias do 9º ano no dia 29 de outubro. As famílias podem contatar a Coordenação de Ensino ou Coordenação Pedagógica para esclarecimentos com relação à proposta.  
 

Texto:
Cláudia Lima Gonçalves
Coordenadora de Tecnologia Educacional do CMA
Canoas, 09 de novembro de 2020.

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