30/04/2021 | CMA

Orientações para o Retorno Presencial

Estimadas Famílias!

O Decreto Estadual nº 55.856, publicado em 27 de abril, autoriza o retorno às atividades presenciais para todos os níveis de ensino, observadas as medidas de distanciamento, uso da máscara e demais protocolos.

Seguem algumas orientações sobre o retorno às atividades presenciais. Poderão ocorrer eventuais ajustes nesta organização, caso sejam necessários. Se ocorrerem, serão amplamente divulgados.

O retorno presencial é facultativo. O Colégio Maria Auxiliadora continuará oferecendo atendimento remoto para alunos das famílias que assim desejarem.

Confira o nosso Plano de Contingência CLICANDO AQUI.


PEDIMOS QUE LEIAM COM ATENÇÃO:


1. Sobre as datas de retorno e horários.

 

 

2. Sobre o Formulário de Atualização para o retorno presencial.
Se a família não tiver conseguido enviar o Formulário de Atualização para o retorno presencial até o dia 30/04, ou informado por outro meio, será considerada válida a opção feita pela família no início do ano letivo. Após esta data, toda atualização deverá ser feita pelo e-mail aulas2021@auxiliadora.net.

 

 

3. Sobre o Termo de Ciência, Compromisso e Autorização.
Deverá ser assinado e entregue pela família no retorno às aulas presenciais. As famílias que já entregaram o Termo de Ciência, Compromisso e Autorização não precisam fazê-lo novamente. Pode ser entregue pessoalmente ou enviado, preenchido e assinado, para o e-mail aulas2021@auxiliadora.net. Acesse o Termo no link abaixo:

 

4. Sobre as avaliações do 1º Trimestre.

Em vista da organização das Provas Trimestrais do 1º trimestre e os cuidados necessários, manteremos o cronograma já enviado. As Provas Trimestrais serão realizadas através de formulários Google. Os links das avaliações serão encaminhados pelos professores nas plataformas educacionais. A Prova Trimestral deverá ser realizada conforme horários abaixo:
 

  • Turno da manhã: abertura do formulário às 15h e fechamento às 20h.
  • Turno da tarde: abertura do formulário às 08h e fechamento às 13h, da manhã seguinte à data da prova.


Nos horários anteriormente destinados às Provas Trimestrais, o professor fará uma revisão de objetos do conhecimento do componente curricular. Trabalhos e testes ocorrerão conforme a orientação dos professores.

5. Sobre o processo de escalonamento.

As turmas que necessitarem de escalonamento no atendimento presencial serão organizadas em dois grupos: Grupo A e Grupo B, seguindo os critérios, ordem de chamada e irmãos no mesmo turno. Na primeira semana, o Grupo A será atendido presencialmente e o Grupo B no formato remoto. Na segunda semana, o Grupo B será atendido presencialmente e o Grupo A no formato remoto simultaneamente, e assim sucessivamente. Horário regular conforme turno, utilização de plataformas digitais, respeitando o tempo indicado de exposição nas telas para cada faixa etária. Os grupos de escalonamento serão informados às famílias pela Coordenação do nível de ensino.

6. Se não houver necessidade de escalonamento na turma, como será o atendimento dos alunos?

Os alunos da turma serão atendidos presencialmente todos os dias (segunda a sexta-feira). As aulas presenciais terão transmissão simultânea para os alunos cujas famílias tiverem optado pelo ensino remoto (on-line).

7. Depois de iniciado o escalonamento, é possível ao aluno frequentar o ensino presencial além dos dias previstos para os grupos A e B?

Não. Todo aluno deverá seguir os horários acordados antecipadamente (Grupo A e B), em vista dos protocolos de distanciamento mínimo entre classes, cadeiras e similares.

8. Se a família optou pelo ensino remoto (on-line) poderá fazer a escolha posterior para o ensino presencial?

 Sim. Se a família decidiu inicialmente pelo ensino remoto (on-line), poderá ser feita a escolha posterior pelo ensino presencial, desde que tenha vaga na turma/grupos de escalonamento. O responsável deverá informar até a terça-feira da semana anterior através do e-mail aulas2021@auxiliadora.net. Durante a semana em curso, não será possível a migração. A partir do registro da intenção da família, será verificada a capacidade de atendimento e encaminhado o Termo de Ciência, Compromisso e Autorização para a família.

9. Se o aluno está no ensino presencial pode passar para o ensino remoto (on-line)?

Sim. Da mesma forma, o responsável deverá comunicar com antecedência através do e-mail aulas2021@auxiliadora.net para os procedimentos necessários.

10. Sobre o acesso ao Colégio.

A fim de evitar aglomerações, solicitamos que o Acesso Principal (Rua Farias de Brito) seja utilizado para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano. O acesso pela Rua Gov. Roberto Silveira (fundos do CMA) seja utilizado para o acesso de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio.

11. Sobre o acesso de pais/responsáveis aos pátios internos.

O acesso de pais/responsáveis aos pátios internos será restrito a somente um responsável por aluno, em conformidade com as especificidades de cada segmento/ano. Pedimos compreensão e respeito das famílias quanto à restrição de acesso e permanência nos espaços do Colégio.

Entrada:

  • Educação Infantil: O responsável terá acesso até o portão do prédio da Educação Infantil.
  • 1º Ano EF - O responsável terá acesso até a área reservada de espera.
  • 2º Ano EF - O responsável terá acesso à área reservada no pátio do Ensino Fundamental I, somente na primeira semana de aula.
  • Para as demais séries, os responsáveis deixam seus filhos nos portões de acesso.


Saída:
 

  • Educação Infantil: O responsável terá acesso até o portão do prédio da Educação Infantil.
  • 1º Ano EF - O responsável terá acesso até a área reservada de espera.
  • 2º Ano EF - O responsável terá acesso a área reservada no pátio do Ensino Fundamental I.
  • Para as demais séries, os responsáveis aguardam seus filhos nos portões de acesso.


12. Sobre o acesso dos alunos às salas de aula.
 

  • Educação Infantil: Os alunos serão recepcionados pelas assistentes de ensino no portão do prédio da Educação Infantil.
  • 1º Ano EF: Os alunos formam fila no corredor coberto de acesso à Biblioteca. Em caso de chuva o acesso será pela lateral do Banco.
  • 2º Ano EF: Os alunos aguardam em fila no pátio do Ensino Fundamental I.
  • 3º ao 5º Ano EF: O acesso dos alunos se dará pela escada central.
  • 6º ao 9º Ano EF e Ensino Médio: O acesso de alunos se dará pela escada da Enfermaria.


13. Sobre os recreios.

Serão realizados em diferentes espaços, evitando-se aglomerações.

14. Sobre o lanche e a garrafa de água.

A cantina estará aberta, respeitando todos os protocolos. No entanto, orientamos que o aluno, na medida do possível, traga seu lanche de casa, devidamente embalado. O aluno deverá trazer sua própria garrafa de água. Será disponibilizada água potável para o reabastecimento.

15. Sobre o uso de máscara.

O uso de máscara de proteção facial é obrigatório em todos os ambientes. Solicita-se que o aluno tenha sempre 2 máscaras extras, devidamente acondicionadas.

16. Sobre o material e o uniforme escolar.

O material escolar deverá ser trazido diariamente. Nenhum material ficará guardado na sala de aula, evitando-se o manuseio de muitos materiais. O uso de uniforme escolar é obrigatório para todos os alunos.

17. Sobre a permanência dos alunos que frequentam o Turno Inverso.

Os alunos do Turno Inverso do 2º ao 6º Ano EF que fazem parte de grupos de escalonamento, poderão permanecer no Turno na semana de aulas remotas, realizando atividades com auxílio de assistente de ensino. Para isso, cada aluno deverá trazer seu equipamento para as aulas.

Atenciosamente, 
 

A Direção.

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