Orientações para as Famílias
Prezadas famílias:
O Colégio Maria Auxiliadora, preocupado com o período de atividades domiciliares, informa que está em constante observação e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas que envolvem o período de excepcionalidade tratado no Parecer 01/2020 do CEED/RS.
Estamos cientes que estender a suspensão das aulas por tempo indeterminado é uma ação preventiva que busca a preservação da vida. Permanecemos atentos às informações dos órgãos responsáveis pela autorização do retorno das atividades presenciais.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil afirma que o isolamento social causado pelo Coronavírus aumenta a demanda de uso de Internet, seja por utilização de videoconferência, serviços de streaming e até mesmo de comércio virtual. Há estudos que demonstram horários de pico e queda no tráfego de download e upload em provedores como NET, Oi, Claro, Vivo, dentre outros.
No que diz respeito a servidores de serviços educacionais, as editoras têm trabalhado para atender as demandas de acesso e melhorar os recursos disponibilizados. A ferramenta tecnológica, que antes era um recurso adicional às aulas presenciais, passa a ser um recurso didático de uso exclusivo no período de atividades domiciliares.
A equipe pedagógica do CMA realiza planejamento semanal com seus professores e têm procurado avaliar as demandas da semana, partindo do feedback das experiências de professores, pais e alunos. Desta forma, a cada início de semana, os professores são convidados a buscar estratégias diversificadas para o ensino domiciliar.
Entendemos que as famílias também estão passando por um período de reorganização, onde precisam dar conta de atividades profissionais e da rotina escolar dos filhos, além da organização familiar da própria casa, bem como atividades de lazer.
A alfabetização tecnológica como meio pedagógico se faz necessária de forma repentina neste momento de isolamento social. Adaptar professores, famílias e alunos a um recurso que hoje é fim e não meio, traz alguns desconfortos, quebra paradigmas e nos desafia a todo instante a aprendermos algo novo.
Cada passo dado com relação ao uso dos recursos é planejado, orientado e busca soluções que atendam a faixa etária dos alunos com relação a segurança, confiabilidade, exposição em mídias, etc.
Além dos recursos já oferecidos como tarefas, fóruns de dúvidas e videoaulas, a partir da próxima semana o Ensino Fundamental contará com videoconferências agendadas pelos professores, como mais um recurso para os estudos domiciliares.
Cada segmento possui um calendário próprio de horários para videoconferências, cujos cronogramas serão informados pelos professores e divulgados nos canais de comunicação do Colégio.
Orientações para os momentos presenciais (síncronos, online) -
- videoconferências: momentos online para explicação de conteúdos e ou dúvidas de alunos.
- Todos os momentos serão gravados pelo professor;
- Cada momento terá a duração de 40 minutos e o professor indicará a pauta e dinâmica da atividade;
- O link para a videoconferência será disponibilizado dentro da plataforma MODERNA COMPARTILHA (clique aqui para ver o tutorial de acesso), em uma atividade do componente curricular. Caso não tenha acesso, solicite para auxiliadora@auxiliadora.net;
- O recurso que será utilizado para a conferência será o Hangout Meet, disponível no Google Apps da conta institucional de cada aluno. Pode ser acessado pelo computador ou pelo celular (aplicativo);
- A conta institucional @auxiliadora.net, bem como a senha de acesso, será fornecida ao email do responsável, pela equipe de TI do Colégio - caso não receba, solicite para suporte@auxiliadora.net;
- O aluno que não puder participar, não será prejudicado no resultado final de sua avaliação;
- Cabe a família consentir ou não a exposição da imagem do aluno (pode ser só a foto do e-mail);
- Só serão aceitos alunos que acessem a videoconferência através do email institucional @auxiliadora.net;
- O aluno precisa manter o microfone desligado até chegar sua vez de falar;
- Deve-se observar as normas de convivência do CMA:
- Ser respeitoso com seus colegas e professores;
- Usar de boas maneiras ao se expressar;
- Não fazer uso de gestos inapropriados;
- Zelar por sua imagem;
- Usar o chat do hangout meet somente com foco no assunto do fórum;
- Não está autorizada o uso da gravação do fórum por parte do aluno;
- Respeitar todas as regras de convivência do Colégio.
Tendo em vista os desafios apontados, o Colégio Maria Auxiliadora afirma que:
- é importante manter hábitos de estudo e uma rotina escolar, mesmo sendo necessárias adaptações de turno em função da organização familiar;
- estamos trabalhando de acordo com a legislação educacional vigente e atentos aos órgãos competentes no que diz respeito ao trabalho do professor e a exposição midiática de crianças e jovens, sem autorização da família;
- o uso da plataforma, escolhido para cada nível de ensino, é um ambiente seguro, restrito e auditável, de acordo com a faixa etária de crianças e jovens;
- as tarefas propostas respeitam o ritmo, o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, bem como a maturidade digital de cada grupo;
- o período de realização e entrega da tarefa é aberto por um tempo maior que o turno de aula, uma vez que entendemos a necessidade de organização de algumas famílias. É importante respeitar o período de entrega da tarefa, independente de ser ou não avaliável, mas pelo compromisso de realização da proposta;
- as plataformas indicadas em cada segmento caracterizam um único recurso didático para uso e envio de materiais, sem necessidade de trabalho duplo para professores, alunos e familiares;
- estamos respeitando a carga-horária e turno de trabalho de cada professor, por isso orientamos que as tarefas propostas sejam publicadas no turno em que o aluno está matriculado, bem como a interatividade do professor aconteça em seu turno e horário de trabalho, dentro da plataforma indicada;
- trazer a sala de aula presencial para um ambiente virtual precisa de adaptações, a equipe pedagógica trabalha constantemente para que todas as orientações encaminhadas pelos professores sejam claras para o entendimento dos alunos;
- na medida do possível, os professores estão seguindo o plano de estudos para cada ano/série, apresentando os objetos do conhecimento (conteúdos) de forma a torná-los compreensíveis para os educandos e sem prejuízo para seu aprendizado;
- salientamos, ainda, que, de acordo com o Parecer 01/2020 do CEED, essas atividades domiciliares serão computadas como dias letivos;
- ao final do período de excepcionalidade, com suspensão de aulas, o Colégio informará o calendário de recuperação com aulas presenciais, observando os objetos do conhecimento previstos em nosso Plano de Estudos;
- O período de avaliações trimestrais sofrerá modificações e será informado no retorno das atividades presenciais.
Permanecemos à disposição através de nossos contatos para atendê-los.
Atenciosamente,
Equipe Pedagógica do CMA