14/09/2021 | CMA

Oportunidade de aproximação com as universidades locais

Estudantes do Ensino Médio, do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental puderam conhecer melhor as universidades locais e ainda esclarecer dúvidas sobre as opções de cursos disponíveis. A atividade desta terça-feira integra a programação da Semana da Orientação Profissional CMA – “Você, protagonista do seu futuro.” A coordenadora de Ensino da escola, Lauraci Dondé da Silva, destacou na abertura a importância dessa oportunidade para ajudar na decisão da escolha da carreira profissional.

No primeiro evento presencial do Colégio Maria Auxiliadora, desde o início da pandemia, as turmas foram escalonadas na visitação da feira. “Pensamos nos alunos que estão na fase de escolhas para o futuro, contribuindo para o discernimento sobre o caminho a seguir”, resume Vagner Paulo Maccalli. Conforme o coordenador do Ensino Médio, Antônio Luiz de Moraes, o encontro com a presença das universidades foi planejado pensando nos alunos e neste momento de escolha. A orientadora educacional do CMA, Josiane Albrecht, agradeceu a presença das instituições de ensino que fizeram parte do segundo dia da Semana de Orientação Profissional CMA, sendo elas: Feevale, PUC-RS, Unilasalle, Ulbra, Uniasselvi e Uniritter.

A orientação aos estudantes do CMA na escolha da carreira vai além do evento, de acordo com Lauraci, que colocou a equipe da escola à disposição dos estudantes. A Semana da Orientação Profissional tem continuidade nesta quarta-feira com a Trilha das Profissões, uma vivência para auxiliar no autoconhecimento do aluno sobre suas competências, motivos e valores que servem de guia para a escolha profissional. O evento será encerrado na quinta-feira, dia em que serão aplicados testes vocacionais.

 

Encontro com egressos

Egressos do Colégio Maria Auxiliadora (CMA) conversaram com alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre o momento da escolha da carreira profissional, na primeira atividade da Semana de Orientação Profissional CMA, na última segunda-feira. Quatro ex-alunos contaram sobre como passaram por este momento e compartilharam as suas experiências desde o ingresso em uma universidade, falando sobre o mundo do trabalho e contando um pouco sobre as suas profissões.

O evento foi transmitido para os estudantes que acompanhavam da sala de aula ou que assistiam das suas casas. O diretor do CMA, Vagner Paulo Maccalli, salientou na abertura do evento que além do conhecimento técnico, a Unesco cita como competências essenciais para o século XXI comunicar-se bem, uma boa convivência, ética e também comportamentos ligados à sustentabilidade. A coordenadora de Ensino da escola, Lauraci Dondé da Silva, reforçou a importância de valores e do caráter, pontos considerados de extrema importância para as empresas.

Ter dúvidas sobre qual caminho seguir é natural, comentou a bióloga Jaíza Frias. A ex-aluna do CMA revelou que chegou a fazer vestibular para os cursos de Ciências Biológicas e Fisioterapia, mas o interesse pela biologia foi mais forte. “Tem que fazer o que você quer, o que se gosta e assim vai se dedicar e se destacar”, comenta a bióloga. Jaíza esclareceu que a biologia vai além do estudo da vida dos animais, vegetais, fungos e bactérias. Pela identificação com saúde humana, se especializou em saúde coletiva e realizou trabalhos preventivos à Dengue e DST’s.

A bagagem de conhecimento proporcionada pelo CMA se refletiu na carreira da Jaíza e também da bacharel em Química, Yohana Calegari, ambas que salientaram a percepção da importância da escola após a conclusão do Ensino Médio. A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFRGS provocou os alunos que assistiam a refletirem que são resultado da soma de todas as experiências e destacou características importantes para o futuro profissional, independente da carreira escolhida, como: persistência, empatia, valores, coragem, dedicação, interdisciplinaridade, resiliência, entre outras.

Já a ex-aluna do Colégio, a doutoranda Química, Amanda Petersen, contou sobre a sua trajetória, desde a escolha pelo curso, passando pelo ingresso na universidade e as primeiras experiências profissionais, com vivências na indústria e no meio acadêmico, com publicações de artigos em diversas revistas científicas de reconhecimento internacional. Além dos trabalhos formais, Amanda também mostrou seu exemplo como empreendedora, através da iniciativa de produção de produtos próprios de aromaterapia.

Para Henrique Hauck a Medicina foi a profissão escolhida e cursa o 12º semestre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Essa decisão ele comentou ter surgido cedo, ainda no 7º ano do Ensino Fundamental, mas comentou também ter passado por momentos de incertezas e tranquilizou os estudantes que estes períodos são naturais. No CMA, ele contou ter recebido incentivo para pesquisa e passou a ter o interesse despertado pela área da saúde. Durante a pandemia de coronavírus, Hauck orgulha-se de ter participado de um estudo voltado ao combate da Covid-19 e de alguma forma ter contribuído através do seu trabalho.

Os relatos dos ex-alunos foram acompanhados pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, assim como por integrantes da equipe pedagógica, como a Orientadora Educacional do CMA, Josiane Albrecht. A orientadora salientou o orgulho da instituição em fazer parte da história dos estudantes que fazem diferença no mundo.

A Semana Orientação Profissional segue até o dia 16, e ainda reserva atividades com participação de universidades esclarecendo sobre os cursos e aplicação de teste vocacional. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conferir a Trilha das Profissões, um instrumento para auxiliar no autoconhecimento do aluno sobre suas competências, motivos e valores que servem de guia para a escolha profissional.

WhatsApp