Estudantes apresentam projetos de pesquisa científica para banca online
Os alunos do Colégio Maria Auxiliadora são motivados constantemente na busca por soluções dos problemas do cotidiano, em todos os segmentos e níveis de ensino. Os resultados preliminares dos trabalhos desses estudantes puderam ser vistos durante as bancas preparatórias para o XIII Salão Científico do CMA. Nesta etapa, os projetos de Letramento Científico foram apresentados aos professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), pesquisadores da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e acadêmicos de doutorado. Ao final de cada banca, os estudantes receberam orientações sobre o desenvolvimento dos temas abordados e das metodologias empregadas.
Os projetos de Letramento Científico são desenvolvidos pelos estudantes durante todo o ano letivo de forma transdisciplinar, buscando o aperfeiçoamento das diversas habilidades, atitudes e valores educacionais sob uma perspectiva e metodologia científica. Os assuntos abordados durante as bancas buscaram compreender os processos, analisá-los qualitativa e quantitativamente e, consequentemente, apresentar possíveis soluções para temas de relevância social referentes às questões ambientais, políticas, econômicas, éticas e culturais relativas à ciência e tecnologia.
Proposta Pedagógica e Pastoral
Todos os alunos do CMA, desde a Educação infantil até o Ensino Médio, são capacitados a realizar análises críticas e reflexivas sobre o ambiente que estão inseridos e a elaborar propostas inovadoras e colaborativas que visem a transformação da sociedade. Assim, a formação intelectual, social e integral do estudante está no cerne da Proposta Pedagógica e Pastoral do Colégio Maria Auxiliadora.