Alunos refletem sobre o chamado de Deus no mês das vocações
O Colégio Maria Auxiliadora promoveu uma Semana Vocacional no período de 15 a 19 de agosto, mês das vocações. Os alunos puderam vivenciar momentos especiais de aprendizado e reflexão através da música, da história, da oração e das coreografias. A cada turma, a Irmã Síntea Maria, animadora vocacional da Rede Notre Dame, explicou aos jovens a diferença entre vocação e profissão. “A vocação é um chamado de Deus. É exercida em turno integral. É uma missão que exercemos sem esperar nada em troca".
Durante o encontro, a religiosa também afirmou aos estudantes que a vocação é a resposta ao convite de Deus e que se manifesta em qualquer momento da vida. “Deus é muito criativo e pode nos chamar à vocação por sinais, pela oração, pela reflexão, pela natureza, pelas pessoas e até mesmo pelas redes sociais”. Levando os alunos a uma reflexão profunda sobre o chamado que Deus faz às pessoas, a Irmã questionou: “Como você ouve e responde ao chamado de Deus? Como você ajuda os outros a responder ao chamado de Deus?”
Irmã Síntea Maria ressaltou, ainda, que o chamado vocacional não é somente para a vida religiosa, mas a sua principal característica é a doação para com o próximo. “Vocação é praticar a bondade e caridade de Deus a serviço dos outros, seja como religioso ou como leigo, na vida sacerdotal ou matrimonial, na família e na comunidade”, explicou.